Inversão e o poder de evitar a estupidez

Antes de iniciarmos com nosso tema principal, modelo mental chamado inversão, vamos entender o que seria um modelo mental.

Modelos mentais seria a forma em que buscamos entender ou explicar o mundo. Eles formam como nós enxergamos pessoas, oportunidades, e de forma geral, como tomamos certas decisões, pensamos e agimos.

Charlie Munger, sócio de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire Hathaway, é famoso por sua frase “Tudo o que quero saber é onde vou morrer, então nunca irei lá”.

Esse pensamento foi inspirado pelo matemático alemão Carl Gustav Jacob Jacobi, famoso por alguns trabalhos sobre funções elípticas que nunca entenderei.

modelo mental chamado Inversão
estratégia defensiva de marketing

Jacobi muitas vezes resolvia problemas difíceis seguindo uma estratégia simples: “man muss immer umkehren” (ou traduzido livremente, “inverter, sempre inverter”).

“[Jacobi] sabia que é da natureza das coisas que muitos problemas difíceis são melhor resolvidos quando são abordados de trás para frente”, aconselha Munger.

Enquanto Jacobi aplicava a inversão principalmente à matemática, o modelo é um dos modelos mentais mais poderosos em nossas soft skills.

Não é suficiente pensar em problemas difíceis de uma maneira. Você precisa pensar sobre eles para frente e para trás. A inversão geralmente o força a descobrir crenças ocultas sobre o problema que você está tentando resolver. “De fato”, diz Munger, “muitos problemas não podem ser resolvidos no futuro”.

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos. Digamos que você queira melhorar a inovação em sua organização. Pensando no futuro, você pensaria em todas as coisas que poderia fazer para promover a inovação. Se você olhar para o problema por inversão, no entanto, você pensará em todas as coisas que você poderia fazer para desencorajar a inovação.

Idealmente, você evitaria essas coisas. Parece simples, certo? Aposto que sua organização faz algumas dessas coisas ‘estúpidas’ hoje.

Outro exemplo, em vez de pensar no que faz uma vida boa, você pode pensar em quais prescrições garantiriam a miséria.

Evitar a estupidez é mais fácil do que buscar o brilhantismo

Embora pensar para frente e para trás resulte em alguma ação, você pode pensar neles como aditivos versus subtrativos.

Apesar de nossas melhores intenções, pensar no futuro aumenta as chances de você causar danos. Pensar para trás, chame de esquiva subtrativa ou inversão, é menos provável de causar danos.

Inverter o problema nem sempre o resolverá, mas ajudará a evitar problemas. Você pode pensar nisso como um filtro para evitar a estupidez. Não é sexy, mas é uma maneira muito fácil de melhorar.

Então, o que a inversão significa na prática?

Gastar tempo pensando no oposto do que você quer não é algo natural para a maioria das pessoas. E, no entanto, muitas das pessoas mais inteligentes da história fizeram isso naturalmente.

A inversão ajuda a melhorar a compreensão do problema. Ao forçá-lo a fazer o trabalho necessário para ter uma opinião, você é forçado a considerar diferentes perspectivas.

Se você quiser tirar alguma coisa da inversão, que seja isso: gaste menos tempo tentando ser brilhante e mais tempo tentando evitar a estupidez óbvia.

O chutador? Evitar a estupidez é mais fácil do que buscar o brilhantismo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.